EIRC – CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS NEIRC – CSED


EIRC – CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS NEIRC – CSED

 

 

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) integrante da Cruzeiro do Sul Educacional conta com seu respectivo Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação (EIRC), que atua em consonância com as diretrizes do NEIRC. Os EIRCs têm como atribuições a elaboração conjunta de documentos de estudo e planejamento, a implementação e monitoramento do Programa Institucional de Internacionalização, bem como o desenvolvimento de projetos e ações locais alinhados aos objetivos da internacionalização acadêmica. Todas essas atividades atendem às diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004).

O Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cruzeiro do Sul Educacional (NEIRC) é um órgão vinculado à Vice-Presidência de Excelência Acadêmica Institucional, responsável pela articulação estratégica das ações de internacionalização no âmbito da Instituições que compõem a CSED. Compete ao NEIRC planejar, apoiar e acompanhar a execução de programas, projetos e demais iniciativas internacionais, promover a inserção das instituições em redes de cooperação acadêmica e fortalecer a cultura internacional em todos os níveis de ensino e pesquisa.

 

 

São membros do EIRC CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS

 

E-mail do EIRC CENTRO UNIVERSITÁRIO BRAZ CUBAS para contato:

eirc@brazcubas.edu.br

 

 

NEIRC – CONSELHO CONSULTIVO

Prof. Arthur Vieira de Lima – UNIPÊ; Profa. Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro – UDF; Sra. Debora Silva de Vasconcelos – UDF; Profa. Keissiene Tcharla Bragantin –

Centro Universitário Módulo; Prof. Gilmar Cardozo de Jesus – CEUNSP; Prof. Gleison Luis Araujo – UNIFRAN; Profa. Fernanda Talhati – Braz Cubas; Profa. Fernanda Sartor Meinero – FSG; Profa. Barbara Carvalho Neves – UP; Prof. Armando Augusto Piva – FAPI; Prof. Eduardo Roberto Soares Batista – CESUCA; Prof. Samuel Dereste Dos Santos – Campus Virtual e Prof. Gabriel Aguilar – Cruzeiro do Sul e UNICID.

 

 

Projetos e Programas de Internacionalização do EIRC da BRAZ CUBAS

A Braz Cubas também possui projetos e programas internacionais com o intuito de contribuir com a formação global de cada estudante da Cruzeiro do Sul Educacional.

 

Projetos voltados para estudantes da Braz Cubas

– Worksop internacional

Periodicidade: Anual (1º semestre do ano)

Este workshop acontece no primeiro semestre letivo, aborda uma temática atual que contribui com a formação global de cada estudante. É uma oportunidade para que os estudantes da CSED possam interagir com pessoas de outros países.

 

– Feira virtual de intercâmbios

Periodicidade: Anual (2º semestre do ano)

Nesta Feira Virtual, empresas parceiras são convidadas a apresentar e oferecer oportunidades de intercâmbio para todos os estudantes da CSED. Acontece no segundo semestre.

 

– Curso internacional

Periodicidade: Anual (2º semestre do ano)

Neste curso internacional, os estudantes têm a oportunidade de interagir com outros estudantes de países estrangeiros e ter aula em Espanhol, Inglês e Português. O curso acontece no segundo semestre, aos sábados, de forma virtual.

 

Os contatos com a coordenação do EIRC da Braz Cubas podem ser feitos por meio de E-mail:

eirc@brazcubas.edu.br

 

Outros programas do NEIRC para todos os alunos da CSED:

Programa Santander  TOP ESPANHA

 

Programas de Intercâmbio de Braz Cubas


Programa Santander Graduação
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

 

Programa Santander Ibero-Americano
Periodicidade: semestral (suspenso devido as limitações de mobilidade imposta pela pandemia da COVID-19)
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente em intercâmbio na Argentina, Colômbia, Chile,
Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México ou Uruguai
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, ser aprovado em processo de intercâmbio, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

 

Programa Santander Superamos Juntos
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período e permanecer matriculado durante o período da bolsa, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal e Redes Sociais Oficiais
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

Dúvidas sobre Intercâmbio


Como fazer um intercâmbio internacional?

Para quem deseja ter uma experiência acadêmica no exterior, alguns passos são importantes a serem seguidos, começando pelas possibilidades de destino e vagas para estudo: • Verifique os convênios que a instituição possui com as universidades estrangeiras e os cursos contemplados para intercâmbio de alunos; • Se o curso possuir convênio com uma universidade estrangeira, você deve entrar em contato conosco ou perguntar ao coordenador de seu curso se e quando será aberto para seleção de intercambistas; • Se o curso não possuir convênio internacional, você pode propor a realização de um convênio com a universidade estrangeira de seu interesse!

Quais são os pré-requisitos para fazer um intercâmbio internacional?

Os alunos de Graduação e Pós-Graduação da IES da CSED poderão participar de programa de intercâmbio acadêmico somente quando estiverem regularmente matriculados e cumprindo obrigações financeiras sem atraso. Os requisitos acadêmicos obrigatórios que o aluno deve satisfazer para participar do programa de intercâmbio são: • Ter cursado no mínimo um semestre letivo; • Apresentar, no mínimo, média de notas igual ou superior a 6 (seis); • Comprovar domínio do idioma requerido pela universidade de destino por meio de certificados ou exames de proficiência, cujas especificidades serão apresentadas nos editais de intercâmbio; • Assinar termo de compromisso assumindo responsabilidade de representação da instituição de origem na instituição de destino e afirmando estar ciente das condições de matrícula e financeiras de vínculo à IES da CSED durante o intercâmbio.

Como ficará a minha matrícula durante o período de intercâmbio internacional?

Durante o período de realização do intercâmbio, o aluno deve permanecer matriculado, pagando regularmente as mensalidade e cursando as disciplinas on-line.

Como vou aproveitar as disciplinas que cursei no exterior?

Os alunos que realizarem intercâmbio deverão acordar, previamente, com o coordenador do curso, as disciplinas que serão cursadas na universidade de destino, verificando as condições para dispensa das mesmas por equivalência na IES da CSED. Assim, ao retornar, deverá apresentar o histórico escolar com aprovação na universidade estrangeira para que o coordenador autorize a dispensa de disciplina cursada no exterior.

Existe bolsa para auxílio passagem, acomodação e alimentação?

As IES da CSED não disponibilizam bolsas de estudo, nem ajuda de custo para acomodação e alimentação no exterior. Há fundações e organizações governamentais que fornecem bolsas para estudo no exterior, em que o aluno recebe auxílio para passagem, acomodação e alimentação no exterior.

O aluno deve pagar para estudar em uma universidade estrangeira?

Depende da universidade e do programa de intercâmbio. Na maioria das universidades conveniadas, não é necessário efetuar pagamento de mensalidade.

Como posso propor um convênio para intercâmbio internacional?

Se você tem contato com professor de uma universidade estrangeira não conveniada e deseja realizar estudos na mesma, você pode propor que a instituição de origem celebre um convênio. Para isso, é necessário entrar em contato conosco com um projeto de estudo ou pesquisa em conjunto já acordado com o professor da universidade estrangeira.

Quanto tempo posso estudar numa universidade estrangeira?

Todo e qualquer estudante pode permanecer durante um semestre letivo ou fazer algum estágio (duração de até um semestre) numa universidade estrangeira conveniada desde que I) tenha cursado o primeiro semestre letivo e não tenha reprovado em nenhuma disciplina II) não esteja cursando o último semestre ou curso de origem e nem cursando só DPs ou adaptações III) não possua nenhuma pendência de qualquer ordem na universidade (falta de documentos, atualização cadastral, parcelas e mensalidades em atraso, dentre outras) O aluno pode prorrogar a estadia por mais um semestre, desde que solicite ao coordenador de curso e ao EIRC autorização para tal. O discente deve estar ciente de que não poderá cursar o último semestre fora da universidade de origem.

Posso transferir o meu curso para a universidade estrangeira?

I) Não, o acordo bilateral prevê que o aluno fique um período na universidade estrangeira e volte para a universidade de origem II) Se o aluno não voltar após o período concedido, não poderá ser efetivada a rematrícula, com risco de perder o vínculo institucional. Neste caso, será considerado abandono de IES (Instituição de Ensino Superior) de origem e a universidade de origem não se responsabilizará por validação posterior de estudos.