Internacionalização


Internacionalização


 

Com a finalidade precípua de manter o corpo discente atualizado em relação aos lançamentos tecnológicos e aos novos materiais de uso clínico, o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da Universidade Cidade de S. Paulo tem firmado parcerias, sem fins lucrativos, com diversas empresas nacionais e internacionais.

 

Convém ressaltar que algumas dessas empresas oferecem patrocínio para a realização de pesquisas de controle de qualidade, acreditando que nossos pesquisadores podem contribuir de modo relevante para a melhoria dos seus produtos.

Internacionalização

Convênios internacionais


Intercâmbios com Universidades no Brasil

 

Além das empresas, o Programa mantém intercâmbios contínuos com pesquisadores de outras instituições no Brasil e no exterior, com o objetivo de auxiliar e obter colaboração para o desenvolvimento de investigações científicas.

 

Em território nacional, sobressaem os intercâmbios com a Faculdade de Odontologia da USP – FO-USP, a Faculdade de Odontologia de Bauru da USP – FOB-USP, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP – ICB-USP e também com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), destacando-se as seguintes atividades:

 

Departamentos de Dentística e de Materiais Dentários da FO-USP: cooperação para o desenvolvimento de estudos laboratoriais sobre as propriedades físicas de materiais ortodônticos diversos (fios, braquetes, elásticos e resinas).
Disciplina de Histologia do ICB-USP: Auxílio em estudos que requerem a utilização de microscopia eletrônica de varredura e/ou microscopia óptica.

 

Disciplina de Ortodontia da FOB-USP: intercâmbio de informações científicas e colaboração no desenvolvimento de pesquisas sobre as características morfológicas do complexo craniofacial da população brasileira, particularmente no Estado de São Paulo.

 

Disciplina de Saúde Coletiva da FOB-USP: Auxilio e suporte em bioestatística aplicada aos mais diversos estudos e pesquisas realizados pelo Programa, fornecendo condições de interpretação científica recisa dos dados experimentais obtidos.

 

Disciplina de Biologia Molecular da UNIFESP: Intercâmbio no desenvolvimento de estudos imunohistoquímicos, principalmente relacionados ao comportamento da polpa dentária de humanos.

 

Intercâmbios com Universidades no Exterior

 

O Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia tem empreendido grandes esforços na direção da internacionalização, os quais já mostram efeitos concretos. Procura-se estabelecer uma política de criar e manter relações permanentes de intercâmbio, com as Instituições no Exterior, como por exemplo, com a Universidade de Amsterdã – Holanda e a Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra (PUCMM), Campos Santiago, República Dominicana, com o objetivo de fortalecer e estreitar cada vez mais os laços de internacionalização.

 

O Programa destaca-se pelo desenvolvimento de investigações científicas, contando com a cooperação de docentes e pesquisadores originários de diversas localidades internacionais. Os intercâmbios têm sido favorecidos pelo constante ingresso de estudantes estrangeiros neste Programa, que já recebeu alunos provenientes de Portugal, Chile, Guatemala, Peru, Equador e Venezuela.

Convênios internacionais