Com a alta dos alimentos, nutricionistas dão dicas de receitas para o fim de ano mais baratas

O ano de 2021 está caminhando para o fim, e com ele vem a esperança de um bom novo ano. Mas, com crise dos alimentos cada vez mais caros, as […]

22/11/2021

O ano de 2021 está caminhando para o fim, e com ele vem a esperança de um bom novo ano. Mas, com crise dos alimentos cada vez mais caros, as receitas para Natal e Ano Novo se tornam uma preocupação desde já.

Diante disso, a Profa. Ma. Ana Beatriz Pacito Almeida, do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas, dá algumas dicas para as compras de alimentos para o final do ano com a crise econômica. “É importante que as pessoas estejam atentas aos alimentos da época, dessa forma, economizamos e levamos para casa um produto com mais qualidade. Outra dica é, por exemplo, se atentar aos dias de promoção dos supermercados e pesquisar os valores dos produtos, pois podem variar entre um estabelecimento e outro. Ir à feira mais próximo do horário do fechamento também é uma forma de encontrar produtos com o preço mais baixo.”

A nutricionista aponta ainda que é válido procurar por receitas que levem menos tempo no fogão ou forno. Assim se economiza em gás, que também é um dos itens que teve alta de custo. “Além de pensar nos gastos dentro de casa, para essa época de final do ano as pessoas precisam fazer um bom planejamento das compras e aproveitar integralmente os alimentos, o que pode acabar evitando o desperdício. Receitas que usem cortes de carne vermelha mais baratos e outros tipos de carne como a de aves e suína são alternativas interessantes, além de combinar esses alimentos com legumes e verduras, o que torna a alimentação mais saudável e também mais barata”, ressalta Ana Beatriz. 

Pensando em alternativas para manter a ceia saborosa mesmo com os desafios para o bolso do consumidor, a Profa. Ana Beatriz e a Profa. Ma. Daniela Nazare Cotrim, coordenadora do curso de Gastronomia e de Nutrição da Braz Cubas, indicaram opções acessíveis e saborosas para uma ceia completa de Natal.

Ana sugere também como alternativa barata para ceia Fricassé de frango, Rocambole de carne moída ou de frango recheado com legumes, Salada de folhas e legumes com alimentos da época e como sobremesa Creme de limão.

Veja abaixo algumas receitas.

Fricassé de frango

Ingredientes:

1 frango (peito cortado em cubos);

1 lata de milho verde;

1 copo de requeijão;

1 lata de creme de leite;

2 copos de iogurte natural;

Queijo muçarela;

Queijo parmesão.

Preparo

Refogue o franco com temperos, azeite e tomate. Bata no liquidificador o requeijão, milho, creme de leite e o iogurte. Coloque na forma o frango, o creme, e os queijos muçarela e parmesão em cima. Leve ao forno apenas o suficiente para que o queijo derreta. Sirva.

Creme de limão

Ingredientes:

1 colher de sopa de amido de milho;

1 xícara de água;

5 colheres de sopa de açúcar;

2 limões;

2 colheres de sopa de leite condensado;

2 colheres de sopa de creme de leite.

Preparo

Em uma panela, coloque o amido de milho dissolvido na água e o açúcar. Leve ao forno para engrossar, mexendo para não empelotar. Depois, deixe esfriar. Lave e raspe a casca dos limões, e reserve. Esprema os limões e bata o suco deles com o creme de amido de milho, o leite condensado e o creme de leite no liquidificador. Divida as porções em potes de sobremesa. Coloque as raspas de limão sobre o creme e leve à geladeira. Sirva gelado.

Arroz natalino

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de arroz;

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem e óleo;

1 colher (sopa) de cebola picada;

1 unidade de dente de alho;

Sal a gosto;

2 xícaras (chá) de sobras de carnes da ceia (peru, tender, etc);

5 figos em calda;

1 xícara (chá) de talos de salsa;

2 colheres (sopa) de manteiga;

2 colheres (sopa) de salsa.

Modo Preparo

Faça o arroz com o azeite, a cebola, o alho e o sal. Reserve. Desfie as carnes e corte em tiras finas o figo em calda. Reserve. Derreta a manteiga e refogue as carnes, o figo e os talos de salsa. Acrescente o arroz cozido, misture bem e salpique a salsa. Dica: para enriquecer, acrescente uva-passa e damasco picado.