Professor da Braz Cubas fala sobre engasgo em cachorros para o site Vida de Bicho

Assim como os seres humanos podem engasgar durante a ingestão de alimentos e líquidos, o mesmo pode acontecer com cachorros. Mas por que isso ocorre e como resolver a situação? […]

09/02/2022

Assim como os seres humanos podem engasgar durante a ingestão de alimentos e líquidos, o mesmo pode acontecer com cachorros. Mas por que isso ocorre e como resolver a situação?

Os motivos possíveis dos engasgos e o que fazer após perceber o ocorrido são explicadas em uma matéria do site Vida de Bicho, da editora Globo., que contou com a participação do Prof. Dr. Juan Justino de Araujo Neves, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Braz Cubas.

Juan, que é médico veterinário, disse que entre as causas estão a pressão na coleira, comer rapidamente e pedaços muito grandes de alimentos para o porte do animal.

“Existem algumas doenças, principalmente respiratórias na região de laringe e faringe, que alguns animais podem desenvolver. Essas doenças primárias têm o engasgo como um dos sinais clínicos, sendo assim, enquanto ela não for tratada, o bicho não terá melhora no quadro”, explicou.

Juan ainda aponta os riscos do engasgo em cachorros e formas de remoção do corpo estranho, além de reforçar a ida ao médico veterinário para consulta e avaliação de possíveis lesões.

Se gostou do tema, confira a matéria na íntegra no site Vida de Bicho!

E saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária da Braz Cubas.