Estudo do curso de Biomedicina vai investigar saúde em comunidade carente

Alunos pesquisarão ocorrência de parasitoses intestinais em moradores atendidos por unidade ESF

09/05/2023

Em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o curso de Biomedicina da Braz Cubas vai iniciar trabalho de iniciação científica em uma comunidade na cidade de Mogi das Cruzes-SP.

A Profa. Dra. Clizete Martins e a Profa. Dra. Katia Mugnol orientarão os alunos André Luis de Barros Marim, Mayara Akemi dos Santos Yamamoto e Victor Leonardo Ramires de Melo nos trabalhos de campo e em laboratório.

Sob o título Prevalência e fatores associados às parasitoses intestinais em moradores atendidos pela ESF do Jardim Aeroporto III em Mogi das Cruzes-SP, a equipe investigará se crianças e adultos da comunidade são acometidos por parasitoses intestinais.

A pesquisa

Por estar em uma área afastada do núcleo urbano, o bairro Jardim Aeroporto III sofre com a deficiência nos processos de saneamento básico e educação sanitária, o que leva à hipótese de presença de parasitoses intestinais entre os moradores atendidos pela unidade ESF.

Por isso, serão coletadas amostras para exame de fezes de 70 participantes, entre 10 e 60 anos, todos voluntários.

Seguindo os protocolos para identificar os parasitos intestinais conforme os métodos de microssedimentação definidos para o estudo, os dados obtidos serão correlacionados ao questionário socioeconômico aplicado aos participantes.

Os trabalhos começam a partir de 9 de maio e os estudantes terão toda a estrutura do laboratório de parasitologia da Braz Cubas disponível para a análise das amostras.