Corpo Docente


  • Prof. Dr. Acácio Fuziy

    Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP

    Graduado pela Faculdade de Odontologia de Lins; Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Estadual de Londrina- UEL; Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP; Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP; Pós-Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB/USP; Professor Visitante do Departamento de Ortodontia da Universidade Tsurumi – Japão; Professor Associado do Curso de Mestrado em Ortodontia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO.

    Linhas de pesquisa:
    • Biomecânica e materiais ortodônticos
    • Diagnóstico e terapia ortodôntica
    • Epidemiologia e etiologia das más oclusões

    Intercâmbios Técnicos e Científicos:
    • Morelli Ortodontia – desenvolvimento de novo dispositivo;
    • Orthometric – teste de qualidade de materiais;
    • Max Lorenz Surgical – utilização de parafusos;
    • Abzil – projeto de avaliação de tubos;
    • Aditek – projeto de avaliação de tubos -;
    • American Orthodontics – projeto de avaliação de tubos;
    • Unitek-3M- projeto de avaliação de tubos

    Projetos de Patentes:
    • Distalizador FHC
    • Distalizador multifuncional
    • Dispositivo protetor bucal para pacientes ortodônticos
    • Invólucro plástico para a esterilização em Ortodontia

    E-mail: acaciofuziy@yahoo.com.br

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. André Luiz Ferreira Costa

    Doutor em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP

    Graduado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FORP-USP; Especialista em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FORP-USP; Mestre em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas – FOP-UNICAMP; Doutor em Fisiopatologia Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP; Pós-doutor pelo Laboratório de Neuroimagem da FCM/UNICAMP, com estágio no Departamento de Radiologia do General Hospital da Universidade de Ottawa, Canadá; Pesquisador/colaborador da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Professor Associado dos Cursos de Graduação em Odontologia e Mestrado em Ortodontia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Membro da International Association for Dental Research – IADR.

    Linhas de pesquisa
    • Diagnóstico e terapia ortodôntica
    • Epidemiologia e etiologia das más oclusões”

    E-mail: alfcosta@gmail.com

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Claudio Fróes de Freitas

    Doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo - USP

    Professor Associado da Disciplina de Radiologia do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – USP; Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – USP, com estágios realizados no Instituto de Referência em Patologia Oral – Universidade de Chile / Organização Panamericana de Saúde – OPAS – Santiago – Chile, e no Departamento de Radiologia do Curso de Odontologia da Universidade de Okayama – Okayama – Japão; Coordenador do Curso de Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia – FUNDECTO – FOUSP; Professor das Disciplinas de Radiologia e Imaginologia do Curso de Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Coordenador dos Cursos de Odontologia e Radiologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Coordenador do Mestrado Profissional em Odontologia – Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID.

    E-mail: claudio.freitas@brazcubas.edu.br

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Fernando Akio Maeda

    Doutor em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP

    Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FOA-UNESP; Mestre em Odontologia Restauradora pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FORP-USP; Doutor em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Especialista em Dentística e Ortodontia; Professor Associado do Mestrado em Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO.

    Linhas de pesquisa
    • Biomecânica e Materiais Odontológicos.
    • Biologia e Bioquímica Oral.

    Intercâmbios Técnicos e Científicos
    • Faculdade de Odontologia da USP / Departamento de Biomateriais e Biologia Oral.
    • Faculdade de Odontologia de Araçatuba da UNESP / Departamento de Prótese e Materiais Dentários.

    E-mail: fernandoakiomaeda@gmail.com

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Fernando César Torres

    Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP

    Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP, Especialista em Ortodontia; Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Extensão Universitária na Universidade de Connecticut-EUA; Responsável pelo Setor de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares da Prefeitura Municipal de Louveira-SP; Revisor dos periódicos Dental Press Journal of Orthodontics, da Revista Innovations Implant Journal Biomaterials and Esthetics, da Revista ODONTO-UMESP e da Revista Ortodontia-SPO; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO.

     

    Linhas de pesquisa:
    • Biomecânica e materiais ortodônticos
    • Diagnóstico e terapia ortodôntica
    • Epidemiologia e etiologia das más oclusões

     

    Intercâmbios Técnicos e Científicos:
    • Prefeitura Municipal de Louveira;
    • Universidade Metodista de São Paulo (UMESP);
    • OrthoGhia/OrthoOrganizers;
    • 3 M/Abzil.

    E-mail: fernandoctorres@yahoo.com

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Karin Sá Fernandes

    Doutora em Patologia e Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FO-USP

    Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Especialista em Pacientes com necessidades especiais pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP;  Mestre e doutora em Patologia e Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP); Pós-doutora no Departamento de Estomatologia, na disciplina de Patologia bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Professora Associada do Curso de Graduação e Mestrado em Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Preceptora do curso de atualização em pacientes com necessidades especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Membro da equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Samaritano de São Paulo; Membro do comitê científico de Odontologia da Associação Brasileira de Leucemias e Linfomas (ABRALE).

    E-mail: karin.fernandes@brazcubas.edu.br

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Livia Picchi Comar

    Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB-USP.

    Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Mestre em Ciências Odontológicas Aplicadas (Área de concentração Estomatologia e Biologia Oral) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP;  Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas (Área de concentração Estomatologia e Biologia Oral) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Extensão Universitária na Escola de Odontologia da Universidade de Michigan – Ann Arbor/EUA; Professora Associada do curso de Mestrado em Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Revisora dos periódicos internacionais: Oral Health and Dental Management, International Journal of Dentistry e Journal of Applied Oral Science; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e da International Association for Dental Research (IADR).

     

    Linhas de pesquisa
    • Biologia e Bioquímica Oral
    • Biomecânica e Materiais Odontológicos

     

    Intercâmbios Técnicos e Científicos
    • Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP.

     

    E-mail: liviacomar@yahoo.com.br
    • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP).”

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Lucas Hian da Silva

    Doutor em Biomateriais e Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – USP

    Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Vale do Paraíba – UniVap; Mestre em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP; Especialista em Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia; Doutor em Biomateriais e Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – USP, com período “sanduíche” em Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha); Professor Associado do Mestrado em Odontologia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO; Membro do International Association for Dental Research – IADR e do Dental Materials Group do IADR – DMG; Membro do Academy of Dental Materials – ADM e do Grupo Acadêmico de Pesquisa de Materiais Odontológicos e Prótese da UNESP/SJC – GAPMOP.

     

    Linhas de Pesquisa
    • Biomecânica e Materiais Odontológicos.
    • Biologia e Bioquímica Oral.

     

    Intercâmbios Técnicos e Científicos
    • Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN: desenvolvimento de pesquisas e uso laboratorial;
    • Faculdade de Odontologia da USP, Departamento de Biomateriais e Biologia Oral: desenvolvimento de pesquisas e uso laboratorial;
    • Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos – UNESP: desenvolvimento de pesquisas e uso laboratorial;
    • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE (SJC): Pesquisas científicas em análises de superfícies e união de materiais odontológicos no Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LAS).

     

    Projetos de Patentes
    • Pilar protético corpo único em zircônia estabilizada por 3 mol% de ítria para implantes dentários com conexão cônica. Patente Modelo de Utilidade (INPI). Número do registro: MU90025210.
    • Aperfeiçoamento em dispositivo para teste de microtração. Patente Privilégio de Inovação (INPI). Número do registro: BR10201501534

     

    E-mail: lucas.silva@brazcubas.edu.br

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Paulo Eduardo Guedes Carvalho

    Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP

    Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pelo Conselho Federal de Odontologia; Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB-USP; Professor Associado dos Cursos de Graduação em Odontologia e Mestrado em Ortodontia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO; Membro da World Federation of Orthodontics – WFO; Membro efetivo da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – ABOR; Membro Fundador da Associação Paulista de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial – APEO (atual ABOR – seção SP).

    Linhas de Pesquisa:
    • Biomecânica e materiais ortodônticos

    Intercâmbios Técnicos e Científicos:
    • Escola Politécnica da USP/Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais: projetos de pesquisa de precisão em Ortodontia;
    • Faculdade de Odontologia da USP/Departamento de Materiais Dentários: projetos de pesquisa com ensaios mecânicos;
    • Morelli Ortodontia: projeto de pesquisa comensaio mecânico e avaliação de acessórios ortodônticos;
    • SIN Sistema de Implantes: projeto de pesquisa com mini-implantes ortodônticos;
    • Faculdade de Odontologia da USP/Departamento de Dentística: projeto de pesquisa com ensaio mecânico;
    • Invisalign do Brasil: desenvolvimento técnico aplicado em procedimentos clínicos.

    Projetos de Patentes:
    • Pinça posicionadora de braquetes ortodônticos: modelo utilidade INPI;
    • Posicionador de braquetes ortodônticos com paralelizador de cristas marginais: modelo utilidade INPI.
    • Mesa de medição angular dos dentes molares: modelo de utilidade INPI
    • Guia de confecção do aparelho Quadri-hélice: modelo de utilidade INPI

     

    E-mail: paulo@carvalho-ortodontia.com.br

    Google Scholar Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Tarcila Triviño

    Doutora em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP

    Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia Júlio de Mesquita Filho da Universidade Estadual Paulista – UNESP; Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Mestre em Odontologia (Área de concentração em Ortodontia) pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP; Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FO-USP; Professora Associada dos Cursos de Graduação em Odontologia e Mestrado em Ortodontia da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID; Revisora do periódico Dental Press Journal of Orthodontics; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO.

    Linhas de pesquisa
    • Biomecânica e materiais ortodônticos
    • Diagnóstico e terapia ortodôntica

    Intercâmbios Técnicos e Científicos
    • Universidade de São Paulo – FOUSP
    • Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

    E-mail: tarcilatrivino@uol.com.br

    Google Scholar Currículo Lattes