Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


A Avaliação Institucional vincula-se ao processo global de avaliação com vista à melhoria do ensino superior do País. Conta-se, assim, com uma avaliação interna (autoavaliação) e externa à Instituição, conforme dispõe o INEP/MEC.

Com a Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior fica incumbida de organizar uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação Superior-SINAES (2004).

A CPA é responsável por organizar e coordenar a avaliação das atividades técnicas, administrativas e do processo ensino-aprendizagem da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico.

Essas atividades estão a cargo de uma comissão formada por representantes da Braz Cubas – corpo docente, corpo discente, representantes da administração, corpo técnico-administrativo – e representantes da sociedade civil.

Os objetivos da Comissão Própria de Avaliação são:
– acompanhar a forma de organização e funcionamento da instituição;
– identificar seus aspectos positivos e negativos;
– orientar, com base nos dados obtidos, o planejamento e as demais atividades da Braz Cubas, para aprimorá-la do ponto de vista teórico-prático;
– incentivar a participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação.

Como atribuições da CPA, constam:
I – organizar as atividades de avaliação da gestão e prática de ensino da Instituição;
II – analisar os dados obtidos das avaliações;
III – disponibilizar os resultados da avaliação à comunidade acadêmica;
IV – consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da Braz Cubas.

Forma da avaliação
A metodologia utilizada para as atividades de avaliação consiste na aplicação de questionários junto a todos os setores da área acadêmica, além de análise dos principais documentos da Instituição. Os resultados obtidos são encaminhados aos órgãos colegiados superiores da Instituição na forma de relatórios, pareceres e, se for o caso, recomendações, cujo propósito é a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Importância
Os procedimentos descritos para a avaliação permitem identificar os aspectos positivos e negativos do Projeto Pedagógico da Instituição, visando ao seu aperfeiçoamento eficaz e contínuo. Para tanto, é necessária a participação de toda a comunidade acadêmica, mediante o preenchimento de um questionário previamente elaborado pela comissão.

Divulgação dos Resultados:

2017
Autoavaliação Institucional 2015-2016-2017
CPA Apresentação Comunidade- 2017
Divulgação CPA – Comunidade – 2017
Relatório Infra – Polo EAD – 2017
Relatório – Infra – EAD – 2017
Relatório – Infra – Presencial – 2017

2016
CPA 01 – Projeto Avaliação Institucional -2016-2017
Divulgação CPA – Comunidade – 2016
Pesquisa Pedagógica – 2016
Relatório CPA 2º Semestre 2016 – EAD
Relatório CPA 2º Semestre 2016 – Presencial – Geral
Relatório CPA Autoavaliação 2016 – Brazcubas
Relatório da Pesquisa de Avaliação – Presencial – Professor – 2016

2015
Comparativo – CPA – Presencial Professores – 2012×2015
CPA 01 – Novo Projeto Avaliação Institucional – Padrão Acervo Acad 2015
CPA – Pesquis com Professores Presencial – 2015
Relatório CPA Autoavaliação Institucional – 2015
Relatório Geral – Professores – EAD – 2015
Relatório Geral – Professores – Presencial – 2015

2014
Relatório Anual CPA – 2014
Relatório Geral Aval – Institucional – EAD – 2014
Relatório Geral Aval – Institucional – Presencial – 2014
Relatório Geral – Presencial – Gestão Pedagógica
Relatório Geral – Presencial – Portal Educacional
Relatório Geral – Presencial – Professores
Relatório Geral – Presencial – Projeto Integrador
Relatório Geral – Presencial – Satisfação com o Curso

2013
Relatório Geral – Infra e Comunicação – EAD – 2013
Relatório Geral – Infra e Comunicação – Presencial – 2013

2012
Relatório Geral – Infra e Comunicação – Presencial – 2012
Relatório Geral – Infra e Comunicação – EAD – 2012