Comitê de Ética da Cruzeiro do Sul recebe visita da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Como parte do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) realizou no dia 14 de outubro uma visita de […]

26/10/2020

Como parte do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) realizou no dia 14 de outubro uma visita de qualificação por webconferência ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Cruzeiro do Sul.

A visita foi conduzida pelas assessoras Rejane Eliete Luz Pedro e Marina Boaventura.

O Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da CONEP/Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a CONEP. O intuito é padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e os CEP em suas respectivas instituições.

O CEP da Cruzeiro do Sul é vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde. Composto por membros que atuam de forma multidisciplinar e multiprofissional, tem como objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento de procedimentos de pesquisa dentro de padrões éticos definidos pela legislação vigente.

A visita por webconferência compreendeu três momentos distintos:

Momento 1: contou com a presença do coordenador do CEP, Prof. Dr. José Artur Silva Emim, do vice-coordenador do CEP, Prof. Dr. Fernando Dutra, e do funcionário administrativo do CEP, Sr. Guilherme Silva Augusto.

Momento 2: contou com a presença do reitor da Universidade Cruzeiro do Sul, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, do coordenador do CEP, Prof. Dr. José Artur Silva Emim, do vice-coordenador do CEP, Prof. Dr. Fernando Dutra, e do funcionário administrativo do CEP, Sr. Guilherme Silva Augusto.

Momento 3: contou com a presença de todos os membros do CEP, além do coordenador do CEP, Prof. Dr. José Artur Silva Emim, e do funcionário administrativo do CEP, Sr. Guilherme Silva Augusto. Nesse momento, as consultoras da CONEP realizaram uma conversa com o grupo, fizeram apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/CONEP e promoveram o fechamento da atividade com a construção de um plano de ação de melhorias no trabalho do Comitê.

O CEP da Universidade Cruzeiro do Sul tem a seguinte composição: Prof. Dr. José Artur Silva Emim (coordenador), Prof. Dr. Fernando Dutra (vice-coordenador), Sr. Guilherme Silva Augusto (secretário do CEP), Prof. Dr. Carlos Fernando de Brito, Prof. Dr. Juliano Schimiguel, Prof. Dr. Ligia Simões Lopes Baptista, Profa. Dra. Camila Freitas Batista, Profa. Dra. Celia Regina Silva Rocha, Profa. Dra. Cristiane de Almeida Baldini Cardoso, Profa. Dra. Fernanda Teixeira Borges, Profa. Dra. Maria Delourdes Maciel, Profa. Dra. Maria Raimunda Vargas Rodriguez, Profa. Dra. Raquel Josefina Oliveira Lima e Profa. Dra. Simone Ferreira Silva Domingues.

Agradecemos o envolvimento e o sentimento de pertencimento de todos os participantes. Também ressaltamos a importância da visita da CONEP como fortalecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelo CEP da Universidade Cruzeiro do Sul em nível institucional e nacional.