FSG apoia Projeto Mais Música e passa a sediar aulas gratuitas de diversos instrumentos

Inscrições estão abertas até 5 de março. Aulas gratuitas ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 16h

22/02/2024

Olha só que novidade incrível: a FSG acaba de fechar uma parceria com o Projeto Mais Música e será a sede da Orquestra Jovem Florescer e do Projeto de Música Florescer, ambos executados pelo Mais Música.

Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Elisabetha Randon e agora também com apoio do Centro Universitário FSG, o programa conta com patrocínio da Randoncorp e ensina música para pessoas a partir de 11 anos, sem limite de idade.

São oferecidas aulas de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, violão, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone e percussão. As inscrições estão abertas até o dia 5 de março e devem ser feitas pelo formulário disponível neste link. Cada aluno pode optar por apenas um instrumento. É possível inscrever-se mesmo sem ter noções básicas do instrumento escolhido.

Integração com a comunidade

O Prof. Dr. Denis Chidem, Reitor da FSG, comenta que a iniciativa visa integrar ainda mais a FSG à comunidade. “Tanto a orquestra quanto as aulas gratuitas são iniciativas maravilhosas que precisam ser mantidas e que só trazem benefícios a todos os envolvidos. Incentivar a cultura é um de nossos propósitos e não vejo oportunidade melhor do que estarmos presentes junto ao Projeto Mais Música”.

Para Maurien Randon Barbosa, presidente do Instituto Elisabetha Randon, a parceria com a FSG trará benefícios aos alunos especialmente porque o Centro Universitário é bastante amplo e localizado em uma área central da cidade, de fácil acesso.

A coordenadora do Projeto Mais Música, Cláudia Bressan, explica que as aulas gratuitas de música têm duração de nove meses (março a novembro de 2024, com 15 dias de férias em julho) e ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 16h.

A ação é uma realização do Ministério da Cultura e do Projeto Mais Música. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nas redes sociais ou pelo WhatsApp (54) 98408-9330.

Sobre o Projeto

O Música Florescer existe desde 2013 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e musical dos indivíduos, por meio de atividades musicais, coletivas e gratuitas, de musicalização infantil, canto, aprendizagem de instrumentos e prática de orquestra.

Atende 190 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que integram o Programa Florescer, programa de turno contrário mantido pelo Instituto Elisabetha Randon, e também atende a pessoas da comunidade caxiense e região, com ou sem conhecimento musical.

Por oferecer atividades musicais a crianças e jovens, a iniciativa contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças.

O ensino da música contribui com o desenvolvimento das pessoas, especialmente por melhorar o raciocínio lógico, a motricidade, a sociabilidade, a concentração, a disciplina, a sensibilidade e a tolerância, além de proporcionar cultura, autoconhecimento e senso ético e estético.

A FSG segue promovendo e apoiando iniciativas que fazem a diferença na região!