Plantão gratuito ajuda a tirar dúvidas sobre declaração do IR

23/04/2024

Chega a época da declaração do Imposta de Renda e sugem milhares de dúvidas. Pensando nisso, a Universidade Positivo (UP) vai realizar um Plantão para tirar todoas as dúvidas gratuitamente.

Nos dias 11 e 18 de maio, das 9h às 13h, uma equipe de professores e estudantes da UP estará a postos no campus Osório, Praça Gen. Osório, 125 – Centro, para atender a todos que precisam de ajuda com o IR.

Podem procurar o atendimento todas as pessoas que tiveram rendimentos de até R$ 60 mil ao longo de 2023. A equipe estará disponível para tirar todos os tipos de dúvidas a respeito da declaração, auxiliando para que os contribuintes façam a entrega do documento dentro do prazo.

De acordo com a responsável pelo projeto e professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo, Carline Rakowski Savariz, a iniciativa é uma forma de levar conhecimento especializado aos curitibanos. “As universidades têm professores especialistas em contabilidade, finanças e áreas relacionadas que possuem conhecimento das leis fiscais e do processo de declaração de impostos, o que pode ser valioso para pessoas que não estão familiarizadas com os detalhes do sistema tributário”, afirma.

O projeto ajuda a reduzir os erros mais comuns cometidos na hora de calcular o Imposto de Renda. A professora explica que duas das principais causas de problemas com a Receita Federal são a omissão de informações e os erros na declaração. Com a ajuda especializada, a chance disso acontecer diminui significativamente. “Além disso, iniciativas como essa ajudam no fortalecimento da relação entre a universidade e a comunidade. Oferecer assistência com o IR é uma maneira de nos envolvermos e servirmos à comunidade local. Isso cria uma ligação mais forte entre a instituição acadêmica e os cidadãos, demonstrando o compromisso da universidade em contribuir para o bem-estar da sociedade”, completa.