Clínica-Escola de Fisioterapia


A Clínica-Escola do curso de Fisioterapia é referência no atendimento à comunidade encaminhada por médicos e Serviços de Saúde de toda a cidade de São Paulo. Esses serviços ocorrem tanto no âmbito curativo quanto desenvolvendo programas voltados à prevenção e educação em saúde, em áreas específicas como saúde da gestante (programa saúde em movimento para gestantes de baixa renda), Grupo de Atividade e Orientação para a Coluna – GAOC e Grupo de Orientação aos Cuidadores.

 

Supervisionados por professores especialistas nas respectivas áreas de atuação, os alunos prestam em média 300 atendimentos diários nas áreas de neurologia adulto, pediatria, ortopedia, fisioterapia desportiva e fisioterapia aquática, dentro das normas científicas e éticas da profissão.

 

É equipada com recursos tecnológicos e clínicos, dispondo de uma piscina terapêutica para os atendimentos em Fisioterapia Aquática, e espaços destinados aos atendimentos nas áreas específicas. Conta também com recursos tecnológicos para avaliação, como Eletromiografia, Dinamometria Isocinética e Avaliação Postural digitalizada.

 

Para ser atendido, o interessado  deve comparecer à Clínica-Escola, portando encaminhamento médico com diagnóstico para ser chamado para uma triagem. Alunos do último semestre do curso, supervisionados por professores fisioterapeutas especialistas em suas áreas de atuação fazem o atendimento.

 

Tratamentos de Fisioterapia Oferecidos

 

Fisioterapia Ortopédica

Ortopedia é uma das especialidades mais frequentes e importantes no processo de reabilitação. Atua na recuperação da função e mobilidade, alívio da dor e prevenção das disfunções físicas de pacientes vítimas de lesões ou doenças. Estimula a independência do paciente para sua reintegração na comunidade ou o retorno ao trabalho.

 

Fisioterapia Aquática

Recurso de grande relevância para as diversas áreas de atuação em fisioterapia. É realizada em piscina aquecida, por meio de técnicas especialmente desenvolvidas para esta finalidade. Tem como objetivos prevenir doenças, promover e manter a saúde e reabilitar distúrbios funcionais do indivíduo, buscando correlacionar os aspectos envolvidos com o adoecimento que possam interferir na sua plena adaptação social.

 

Fisioterapia aplicada à Pediatria

Atende  bebês  e crianças que, em razão de terem nascido antes do tempo (prematuridade), terem passado por dificuldades no nascimento ou apresentarem  problemas neurológicos, ortopédicos, doenças genéticas, ou mesmo devido a internações frequentes, necessitam do suporte da fisioterapia para estimular o desenvolvimento adequado,  oferecer  melhor controle postural, facilitar a locomoção e a independência em suas atividades diárias, favorecendo a inclusão escolar e a prática esportiva.

 

Fisioterapia aplicada à Neurologia (Adulto)

Por meio da fisioterapia neurológica é possível minimizar as deficiências advindas de doenças como paralisia cerebral, esclerose múltipla e acidente vascular encefálico (derrame). O tratamento tem como objetivos prevenir deformidades, diminuir padrões patológicos, prevenir instalação de doenças pulmonares, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reduzir a espasticidade, estimular as atividades de vida diária e, assim, otimizar a qualidade de vida do paciente.

 

Recursos Tecnológicos na Avaliação Ortopédica

Nossa Clínica utiliza o Cybex Norm, sofisticado aparelho isocinético fabricado nos Estados Unidos, que está à disposição dos professores e alunos para pesquisas, testes e avaliações de pacientes.

 

Muito usado por clubes profissionais, hospitais e clínicas de fisioterapia, o Cybex opera com a utilização de um completo software clínico, que permite elaborar gráficos, laudos e relatórios das articulações lesadas com mínima margem de erro, gerando resultados surpreendentes quando se trata de avaliar a presença de desequilíbrios musculares pós-lesão e em pós-operatório das articulações.

 

No setor de Ortopedia da Clínica, os pacientes também são avaliados por dinamômetros de mão e dedos (equipamentos de avaliação de  força de preensão e pinça), avaliação postural computadorizada (para a identificação objetiva das alterações posturais), dolorimetria (mensuração objetiva da dor) e eletromiografia de superfície (avaliação da atividade muscular captada com eletrodos de superfície, em diferentes funções e atividades diárias, possibilitando mensuração quantitativa dos dados e elaboração de tratamentos mais individualizados e específicos).

 

A grande inovação na área é a utilização de um recurso de realidade virtual, através de um game específico, disponível para avaliação e tratamento dos pacientes ortopédicos.

 

Atendimento à população:

Dias: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Sessões de Fisioterapia: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30, e das 13h às 16h.
Taxa mensal: R$ 35,00
Telefone: (11) 2178-1240
Endereço: Rua Melo Peixoto, 1.407, Bloco C (estação Carrão do Metrô), Tatuapé.