• %logo-alt%

    Infraestrutura moderna e adequada ao ensino de ponta

  • %logo-alt%

    Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Programas de Extensão com ações socioeducativas

  • %logo-alt%

    Diversas clínicas voltadas à saúde e ao bem-estar da população

  • %logo-alt%

    Formação totalmente voltada à empregabilidade dos alunos

Missão

Formar profissionais qualificados, éticos, conscientes de sua responsabilidade social, capacitados a transformar a sociedade, por meio de uma aprendizagem inovadora.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição inovadora de ensino que contribui para a empregabilidade de seus alunos.

Valores

• Ética;
• Transparência;
• Inovação;
• Respeito;
• Cidadania;
• Responsabilidade social.

Nossa História


Oitenta anos de história têm muito que dizer sobre nós: aliamos a tradição com o que há de mais atual no mercado educacional e formamos profissionais com reconhecida competência nas suas áreas de atuação por meio de nossos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Técnicos, seja na modalidade Presencial ou a Distância.

  • 1940

    Iniciamos as atividades como Liceu Braz Cubas, que oferecia o curso de Admissão preparatório ao exame para o nível secundário. Na época, esse exame era muito temido pelos estudantes.

    %imagem-alt%

    Em 1940...

  • 1965

    Até este ano, eram oferecidos o que se conhecia na época como pré-primário, primário, admissão ao ginásio e comércio, ginasial, comercial básico, técnico de contabilidade, normal e aperfeiçoamento. Mais e mais alunos a escola conquista, tanto que é constituída a Sociedade Civil de Educação Braz Cubas para atender administrativamente aos novos tempos. Nasce a Faculdade de Direito, com o primeiro curso superior autorizado na região.

    %imagem-alt%

    1965

  • De 1970 a 1985

    1970

    No final dos anos 60 e início da década de 70, são criados os cursos de Pedagogia, Letras, Psicologia, Arquitetura, Administração, Filosofia e Comunicação Social, que dão origem à Federação das Faculdades Braz Cubas.

    1985

    O sentido da vida é evoluir, agora somos a Universidade Braz Cubas, devidamente reconhecida pelo MEC, em um processo que começou em 1979, com uma Carta Consulta.

    %imagem-alt%

    De 1970 a 1985

  • 1986

    Um ano muito produtivo: lançamos os cursos de Tecnologia em Processamento de Dados, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Tecnologia em Técnicas Digitais, Habilitação em Comércio Exterior, Tecnologia Superior em Secretariado Executivo, Engenharia da Computação, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Tecnologia em Qualidade Total, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Odontologia, Artes Plásticas, Design de Interiores, Turismo, Ciências Aeronáuticas, Engenharia Civil entre outros.

    %imagem-alt%

    1986

  • De 1988 a 1990

    1988

    Mantemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em várias áreas.

    1990

    Nosso estilo é incomparável: sucesso nas decisões educacionais, nas propostas pedagógicas e no desempenho dos alunos. Por isso, com a ampliação da estrutura, passamos a ser reconhecidos em toda a região, inclusive na capital paulista!

    %imagem-alt%

    De 1988 a 1990

  • De 1993 a 2000

    1993

    Instituímos a Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado, em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação.

    2000

    Os cursos superiores de Tecnologia chegam com toda força nas áreas de Gestão e Radiologia e, de forma inédita no país, oferecemos o curso de Óptica e Optometria. Quando poucos falavam no assunto e a internet era ainda novidade, somos credenciados a desenvolver educação a distância, começando com algumas disciplinas.

    %imagem-alt%

    De 1993 a 2000

  • Em 2003 e 2005

    2003

    Na África, em São Thomé e Príncipe, levamos o projeto Alfabetização Solidária a 2.500 pessoas.

    2005

    Destaque para a aprovação de oito cursos de graduação a serem oferecidos totalmente a distância. Aproveitamos para solicitar o recredenciamento desta modalidade de ensino. A partir do ano seguinte, adotamos definitivamente a modalidade de ensino on-line.

    %imagem-alt%

    Em 2003 e 2005

  • De 2010 a 2016

    2010

    Já temos o reconhecimento como uma das principais IES do Brasil a oferecer o Ensino a Distância.

    2016

    Expandimos nossa presença por todo o País com abertura de novos Polos de EAD.

    %imagem-alt%

    De 2010 a 2016

  • 2017

    Implementamos o projeto TED (Transformando a Educação), ensino baseado nos pilares de educação personalizada, experiência prática e aprendizagem horizontal.

    %imagem-alt%

    2017

  • 2020

    Nossa relevância regional e qualidade acadêmica não passam despercebidas: passamos a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos de educação do Brasil. Além disso, diante dos desafios trazidos pela pandemia, a Instituição viu a necessidade de realizar ações afirmativas para a saúde coletiva.

    %imagem-alt%

    2020

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento, como Atendente Virtual Estela, Diploma Digital, Zoom, Novo BlackBoard e Trilhas Customizáveis.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    Atingimos marcas que superam mais de 16 mil alunos matriculados. Esse período tem sido marcado por diversos investimentos em infraestrutura, com a inauguração do Auditório Maurício de Sousa, da Biblioteca Prof. Mauricio Chermann e do novo Laboratório de Nutrição. No Relatório de Avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, publicado em 2023, alcançamos conceito máximo, o que atesta a excelência do nosso projeto educacional!

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar
%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

Há 80 anos oferecendo ensino de qualidade

%imagem-alt%

Presença forte na região e na capital paulista

%imagem-alt%

Cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho

%imagem-alt%

Corpo docente altamente qualificado

%imagem-alt%

Investimentos robustos em pesquisa e inovação

%imagem-alt%

Fácil acesso e localização privilegiada

%imagem-alt%

Serviços de ponta oferecidos à população

%imagem-alt%

Forte desempenho no Enade

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Prof. Me. Rafael Ribeiro
    Reitor

    Prof. Me. Rafael Ribeiro

    Reitor

    Cirurgião-Dentista graduado em Odontologia pela Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes-SP em 2004 e especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, Campinas-SP em 2007. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho - Uninove, São Paulo-SP, em 2009. Especialista em Estratégia em Saúde da Família pela UNA-SUS/Unifesp em 2012.

    Atuando principalmente nos temas de biocompatibilidade, citotoxicidade e análise do efeito de recursos terapêuticos em cultura celular.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando iniciamos as atividades como Liceu Braz Cubas, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores,  nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os cursos de graduação, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da instituição na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Instituição se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Instituição de Ensino Superior, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

NAce

Respeito à pluralidade existente no ambiente universitário!


O Núcleo de Acessibilidade da Braz Cubas – NAce desenvolve ações que buscam promover a conscientização, criação e implementação de práticas de inclusão de pessoas com deficiência na instituição.

Assim, garante que todos os alunos tenham acesso à experiência universitária.


Saiba mais

Internacionalização

A Braz Cubas sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? A área de Internacionalização foi criada exatamente para ser a articuladora dessas demandas da Braz Cubas.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Comitês

Comitês Braz Cubas


Os comitês são núcleos de atenção a diversas demandas de ordem prática e organizacional.

Pelo menos oito áreas contam com o estudo e deliberação de professores e colaboradores acerca dos assuntos em pauta.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a Braz Cubas passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2019, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%