Uma pequena homenagem para um dos maiores representantes da educação superior brasileira: Prof. Mauricio Chermann

Quem estudou Centro Universitário Braz Cubas ou conhece a tradição da Instituição, provavelmente já ouviu o nome do Prof. Mauricio Chermann. Foi ele quem deu o primeiro passo para a […]

31/08/2020

Quem estudou Centro Universitário Braz Cubas ou conhece a tradição da Instituição, provavelmente já ouviu o nome do Prof. Mauricio Chermann. Foi ele quem deu o primeiro passo para a criação de uma faculdade na cidade de Mogi das Cruzes, na época com os curso de Filosofia, Ciências e Letras. Conhecido por ser um homem apaixonado por inovação e tecnologia, Professor Mauricio Chermann foi o pioneiro no ensino superior em Mogi das Cruzes, Suzano e região do Alto Tietê.

Prof. Mauricio Chermann

Infelizmente, na noite de 30 de agosto de 2020, nos despedimos do empreendedor que deixou um grande legado à educação brasileira. Nascido em São Paulo, aos 18 anos, Chermann já era professor. Ele dava aulas de matemática e trabalhos manuais. Mais tarde, ajudou a fundar vários colégios e faculdades. De 1985 a 1991, ocupou o cargo de Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Braz Cubas e, em 1992, foi nomeado Reitor, cargo que ocupou até o início desse ano.

O Prof. Mauricio Chermann fez parte das histórias do desenvolvimento da cidade de Mogi das Cruzes. Defensor de novas tecnologias trouxe os primeiros computadores a Mogi, assim como diversas outras inovações de suas inúmeras viagens aos Estados Unidos. A Braz Cubas foi uma das primeiras a montar laboratórios com aqueles computadores de grande porte e impressoras enormes. Ele também implantou o núcleo de Arqueologia e o Centro de Computação Gráfica da Instituição.

Foi essa sua paixão por tecnologia que o fez defender o ensino a distância, sendo um dos criadores dos cursos de Educação a Distância (EAD), hoje tão disseminada e importante para educação do Brasil. A legislação que permitiu que até 20% das disciplinas dos cursos presenciais de graduação pudessem ser desenvolvidas a distância levou seu nome e serviu a todo o País.

O Professor Chermann sempre teve o sonho de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa e nós, da Cruzeiro do Sul Educacional e da Braz Cubas, temos certeza que ele conquistou o que tanto almejou. Essa homenagem é um singelo agradecimento por sua trajetória de mais de 70 anos na área educacional, por sua dedicação, amor e compromisso com aqueles que acreditaram no sonho de uma formação de excelência na região do Alto Tietê e pela linda história que nos ajudou a construir. Muito obrigado!