A Iniciação Científica é um programa de estímulo à pesquisa do qual podem participar alunos e professores de todos os cursos de graduação, tanto da modalidade EAD como presencial.

O programa visa enriquecer a formação dos estudantes, proporcionando envolvimento com as pesquisas dos professores, aprendizagem de métodos de pesquisa e incremento da produção e divulgação dos resultados pesquisados. A partir dessa experiência, o jovem pesquisador aprende a participar na comunidade de forma criativa, científica e empreendedora.

O bolsista tem o prazo de até 12 meses para desenvolver seu tema em pelo menos uma das linhas de pesquisa: Direitos Humanos e Cidadania; Educação, Cultura e Sustentabilidade; Engenharia e Saneamento; Farmacologia e Cosmética; Planejamento Urbano e Patrimônio; Saúde, Bem-Estar e Qualidade De Vida; Tecnologia e Inovação e Qualidade na Educação à distância.

O professor orientador auxilia o estudante a elaborar o projeto (presencial e EAD), cumprir o cronograma, elaborar artigos, com os resultados parciais e ou finais.

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
  • Localização:
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1233

Programa


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos professores/orientadores. São objetivos específicos do Programa:

• Estimular a pesquisa científica junto aos acadêmicos, objetivando sua formação;
• Estimular os professores/pesquisadores a envolverem os estudantes de graduação (EAD e Presencial) nas suas atividades de pesquisa;
• Proporcionar aos acadêmicos a aprendizagem e métodos de pesquisa;
• Estimular o incremento da produção e divulgação dos resultados de pesquisa;
• Contribuir para a formação do cidadão, com condições de participar de forma criativa, científica e empreendedora na sua comunidade.;

Bolsa

A bolsa terá duração por até 12 (doze) meses e os alunos só iniciarão no semestre seguinte, após cumprir com todas as etapas e entregar os respectivos relatórios, assim como todos os critérios para sua continuidade.

A bolsa do PIBIC/CNPq para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Informações retiradas do site do CNPq.

Curso obrigatório

  • Valor da Inscrição:
  • Data do curso:
  • Local:
  • Horário:
Inscreva-se

Comitê Científico